stocks and bonds zon comment

Desde já esclareço que não sou um entendido na matéria do mercado accionista isto são apenas opiniões relativas às empresas aqui descritas em comparação com outras do mercado.

ZON a 5 euros e 21 cêntimos cada título. É uma empresa nacional com grande quota do mercado 74,3% do mercado nacional comenta o próprio presidente que a ZON irá perder mercado face à crescente concorrência procura agora investir no mercado Angolano para expandir a carteira de clientes além fronteiras. Ganhou realmente independência este ano 2008 e para manter a posição no mercado ainda tem muitos investimentos a fazer, as últimas compras da Bragatel , Pluricanal Leiria, Santarém e Tvtel (20%) que basicamente cobrem as mesmas áreas e mercado que a Zon, esta apenas eliminou os pequenos concorrentes que tinha.

Portugal Telecom a 7 euros e 26 cêntimos. Várias entidades estrangeiras recomendam agora a venda das acções baixando ainda mais o preço das mesmas. A operadora que entrou este no mercado com a marca MEO serviço de DTH para concorrer com a ZON que diz já ter 100 mil clientes tem também investimentos em Angola e Brasil apesar de ter mais participações no Brasil para além da PT Inovação Brasil. Por outro lado temos a PT comunicações S.A. que detém o portal sapo certamente o nº 1 em Portugal sim com concorrentes(ainda a crescerem) mas também já com uma cara angolana o sapo distinguiu-se um pouco por ser o yahoo de Portugal.

A PT sempre criou um pouco os seus próprios produtos e ferramentas por outro lado a ZON sempre contou com os serviços de outros. Notou-se um interesse em avançar e modernizar quando surgiram os primeiros boatos da separação PT <> PT Multimédia. Agora também a apostar no FTTH.

Sonaecom 1 euro 94 cêntimos Detém Optimus: #3 Operador Rede Móvel , Clix e Novis: #2 Operador Rede Fixa, Internet e Voz, IPTV. Jornal Público, e outras empresas de IT. A passar fibra no país de norte a sul para passar à próxima geração de serviços de qualidade.

EDP 3 euros e 13 cêntimos detém a 100% a EDP Renováveis empresa que nos EUA têm a 100% participação na Horizon Wind Energy através da qual diz garantir produção e a venda nos EUA de energia eólica. Vai-se destacando também em Espanha, Brasil, e no seu principal mercado Portugal. “EDP quer liderar na Polónia e entrar na Roménia e Bulgária“.

Algo que gostaria de comparar seria a ZON à EDP , duas empresas que fornecem um serviço nacional apesar de distinto um serviço do qual detêm algum controlo de mercado devido ao seu passado. Mas não vou comparar, prefiro comparar todas tentando colocar tudo no mesmo pote e referindo como é que 3 empresas que têm um maior mercado e neste momento mais estaveis conseguem ter um preço por acção mais baixo que a zon a 5.21. A única explicação que encontro é um novo muito aguardado share buy back ou uma possivel fusão Sonaecom+ZON. Só assim acredito se justificar os 5.21 ou mesmo os 7 equiparando à PT.

Sobre Fernando André
SysAdmin, Website and Application Developer

One Response to stocks and bonds zon comment

  1. Pingback: zon target « Netcrash

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: