quality of service

Em conversa com um colega ele referiu que quando temos de gerir servidores de 50000 clientes a experiência é melhor do que gerir 20, achei um comentário no mínimo, mínimo. Conheço mais 3 administradores de sistemas bem capazes cujo número de clientes não deve chegar aos 100 e no entanto o empenho e atenção aos detalhes permite-lhes sempre encontrar a melhor solução, se ela funciona sobre maior stress ou não isso já vai dos tweaks que tudo necessita à medida do crescimento.

Pessoalmente acho que a capacidade de responder a 36000 clientes ou 20 depende da máquina, solução e configuração, altera-se pouco nessas situações minimamente aliás(tudo depende de quem desenhou a arquitectura), a realidade é que parte da diferença entre trabalhar com 36000 clientes vs 20 encontra-se no tempo de resposta e resolução de um problema, por consequência o recurso aos nossos conhecimentos para a sua resolução. Os conhecimentos ditam o resto.

Como meço o meu desempenho e qualidade ?! Aponto um Nº de tarefas a executar a longo prazo+tarefas paralelas+nº de interrupções, comparo com o resultado dos vários servidores ( disponibilidade ) a este conjunto acrescento a minha capacidade de “prever” problemas e prevenir contra os mesmos (cada vez mais difícil) malditos updates.

Neste momento está no geral mais ou menos assim:

~10  , 2 dependem inteiramente do facto de estarem ambos operacionais e aí está 90% do problema que ainda estou a resolver. 10% do problema encontra-se de não ter nem nunca irei ter hardware que tenha capacidade para lidar com redundância de filesystems (porn is higly scalable, business data is not). Alternativas existem e aqui pode-se dizer que os comentários são muitos. Ter algo dependente apenas de um server é algo que abomino mas em certos casos tenho de viver com isso devido às alterações que seriam necessárias aplicar entre as várias “interfaces” que comunicam. A afectar isto tudo existe o custo de equipamento que define a direcção a tomar (not my problem).

Posso também dizer que a melhor altura para fazer “melhoramentos” é quando está tudo uma merda não existe um lado negativo apenas o positivo pois quando na merda qualquer passo que se tome para sair dela é um melhoramento.

O tempo de reacção em situações de stress é algo crítico aqui surpreendo-me ao afirmar que o tenho controlado mas o facto de ter alertas e vários dados para recorrer quando algo falha, diminui o meu tempo de reacção, o facto de já ter lidado com o mais variado tipo de situações reduz ainda mais o tempo de reacção. Ainda demoro um pouco a escrever bash scripts…

Quanto mais clientes mais experiência ? Não. Por vezes 10 clientes com um serviço que precisa  estar allways on, é muito mais exigente e reclama a qualquer problema do que um outro que não tem tanta necessidade do serviço, por isso o número de clientes é variável.

O mais importante que aprendi até hoje é que o load average não é proporcional ao uso de cpu e nunca fazer alterações quando em estado zombie ( apenas 2 horas de sono ) faça o que se fizer vai dar merda é uma questão de tempo. Lado positivo em estado zombie não existe sentimento de stress apenas uma leve chatice.

O mais inútil que aprendi é que … Não existe nada de inútil na vida.

O que eu gostaria era poder alterar a configuração de um monte maganos que andam por aí e à custa deles temos de andar com hacks.

Um factor importante é o tempo se o problema ocorreu às 22h52 foi às 22h52 e não às 22h53 !
A minha shell é assim:

[03:36:53] andre@linux-wii:~$

São 3h18m hoje não trabalho ia a Lisboa e a viagem acabou por ficar sem efeito mas tenho de acordar às 4h da manhã.

Sobre Fernando André
SysAdmin, Website and Application Developer

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: